Pesquise aqui os títulos do blog

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

CHEVROLET " CIMPALA "

Prezados amigos e visitantes do Blog Showroom Imagens do Passado

     Os amigos, visitantes e seguidores que acompanham o nosso blog a mais tempo, com certeza lembram da série de postagens feitas sobre a Cia de Automóveis Guido Cé Guiceco, antiga concessionária Ford da cidade de Encantado/RS e também uma das mais bem conceituadas do país.
     Conforme eu comentei em uma das postagens anteriores, a história da concessionária foi parar nas páginas da revista Classic Show Magazine - edição # 54.
     Para aqueles que ainda não leram a revista, recomendo que comprem pois a edição deste mês está muito boa.
     Na matéria publicada na revista, apareceram algumas das fotografias, de algumas pick-ups Ford, que foram convertidas em versões, furgão, ambulância, veículos de passeio etc.
     Logo que eu recebi essas mesmas fotos, eu resolvi pesquisar, a história da Carrocerias Sturm , da cidade de Novo Hamburgo/RS, que era uma das empresas contratadas e  que também foi mencionada na revista.
    Chegando até a cidade de Novo Hamburgo/RS, acabei descobrindo que a Carrocerias Sturm, ficava situada em um quarteirão, onde funcionavam mais duas empresas do mesmo ramo, sendo elas a Carrocerias Sul Ltda, e a Carrocerias Webber, que existe até os dias de hoje.
     Eu acabei engavetando a pesquisa, pois apesar de possuir muitas das fotos de alguns veículos produzidos pela Carrocerias Sturm, eu não consegui encontrar até agora nenhum familiar direto dos donos da extinta empresa.
     Pois bem!
     Em uma certa ocasião, ao conversar com o amigo e colaborador, Heitor Navarro Zonta sobre as fotos da pick-ups convertidas ele me falou que encontrou a foto de uma outra pick-up que foi  convertida, na Carrocerias Sul Ltda empresa vizinha e concorrente da Carrocerias Sturm.
     Porém esta não seria uma pick-up da marca Ford e sim uma pick-up da marca Chevrolet, que ele carinhosamente apelidou de Chevrolet " CIMPALA " .
     Bom meus amigos!
     Segue logo abaixo, a foto da Chevrolet " CIMPALA ".

    
     Apesar de hoje, este veículo, que pode ter sido exclusivo ou quem sabe até um exemplar único naquela época, parecer uma grande "gambiarrise" e até meio cafona, confesso à  vocês que o estilo para a época  é bem agradável.
      Se nós olharmos bem, podemos ver que a Chevrolet " Cimpala " , foi feita de maneira bastante artesanal, levando em consideração as linhas e desenho do modelo que serviu de base para o projeto, ganhando alguns novos elementos que a deixaram, mais dentro dos padrões de carros de passeio de meados da década de 60, como o detalhe fixado à lateral pintado na mesma cor do teto da gabine, as rodas cobertas por grandes calotas e pneus de banda branca.
      Pesso  à vocês, que ao deixarem os seus comentários, sobre esta "jóinha" , levem em consideração que boa parte de todo este trabalho foi feito manualmente em uma época que não existiam todos os recursos que existem nos dias de hoje.
      E que acima de tudo, devemos respeitar o talento  e o esmero com que essas empresas e seus artesãos, ou melhor dizendo seus " artistas"  transformavam veículos utilitários, em veículos de passeio, bonitos e confortáveis.
      Conforme o amigo Zonta falou na ocasião, o nome " CIMPALA " vem da combinação de "C" , pois o veículo trata-se de um utilitário Chevrolet da linha " C " , com o conjunto óptico traseiro do Chevrolet Impala .



Showroom Imagens do Passado resgatando histórias

Fonte das Imagens: Acervo pessoal de Hamilcar Cé e Heitor Navarro Zonta.

Por favor deixe o seu comentário!
A sua opnião é muito importante para nós

Atenciosamente: Administradores do Blog Showroom Imagens do Passado.


COLABORE VOCÊ TAMBÉM!
envie suas fotos antigas para:





Um comentário:

Unknown disse...

para os padrões de automóveis para os brasileiros daquela época essa CIMPALA não devia nada aos velhos chevrolet dos anos 1930/40mad a pergunta é onde esta hj esse modelo